Paulo Freire (1921-1997) foi o
mais célebre educador brasileiro, com atuação e reconhecimento internacionais.
Conhecido principalmente pelo método de alfabetização de adultos que leva seu
nome, ele desenvolveu um pensamento pedagógico assumidamente político. Para
Freire, o objetivo maior da educação é conscientizar o aluno. Isso significa,
em relação às parcelas desfavorecidas da sociedade, levá-las a entender sua
situação de oprimidas e agir em favor da própria libertação.
Um conceito a que Paulo Freire
deu a máxima importância, e que nem sempre é abordado pelos teóricos, é o de
coerência. Para ele, não é possível adotar diretrizes pedagógicas de modo
consequente sem que elas orientem a prática, até em seus aspectos mais
corriqueiros. "As qualidades e virtudes são construídas por nós no esforço
que nos impomos para diminuir a distância entre o que dizemos e fazemos",
escreveu o educador. "Como, na verdade, posso eu continuar falando no
respeito à dignidade do educando se o ironizo, se o discrimino, se o inibo com
minha arrogância?" Você, professor, tem a preocupação de agir na escola de
acordo com os princípios em que acredita? E costuma analisar as próprias
atitudes sob esse ponto de vista?
Clique aqui para ver obra completa elaborada pelo MEC,
disponibilizada pelo site domínio público.
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